- As crianças vão desenvolver o conceito de inclusão, em que os números maiores “incluem” os números menores.
- Os alunos recebem cartões com números, identificam qual dos dois números é maior, e depois colocam ambos os cartões em um bolsinho de papel marcado com o número maior.
- Após o jogo, os alunos vão discutir o que percebem a respeito dos números que estão dentro dos diferentes bolsinhos, reconhecendo, por fim, que cada número do bolsinho contém dentro dele todos os números menores.
Instruções
- Disponha os bolsos de papel numerados em ordem numérica.
- Distribua todos os cartões de modo que cada participante tenha o mesmo número de cartões. Os alunos mantêm os cartões em uma pilha, virados para baixo.
- Os alunos dizem: “Um, dois, três, virar!”, e quando dizem “virar”, cada jogador vira a carta de cima de sua pilha.
- Os alunos determinam qual número é maior, e então colocam os dois cartões no bolsinho marcado com o número maior. Por exemplo, se virarem um 4 e um 5, os alunos leem os números e colocam ambos os cartões no bolso marcado com o número 5. Se os números forem iguais, os dois cartões entram nesse mesmo bolso.
- Os jogadores continuam jogando até que todas as cartas estejam nos bolsos.
- Depois do jogo, peça aos alunos para preverem quais números irão encontrar no bolsinho de papel marcado com o número3 e por que pensam isso.
- Incentive os alunos a examinarem um por um dos bolsinhos e comentar o que percebem (e ver se suas previsões estavam corretas). Os alunos devem dizer por que esses números estavam dentro de cada bolso e por que outros números não estavam.
- Depois de os alunos terem jogado o jogo muitas vezes por muitas semanas, possibilite a discussão sobre o porquê de os bolsos estarem da maneira que estão no final de uma rodada. Por exemplo, mostre aos alunos um bolsinho com o número 2 e pergunte quais números eles acham que estarão lá dentro. Anote as previsões deles, depois examine o bolso e discuta por que há apenas o número 1 e 2 no bolso. Em seguida, pergunte aos alunos por que eles acham que alguns números NÃO ESTÃO no bolso.
- No final do ano, os alunos jogam o jogo novamente, mas ao terminarem o jogo eles terão de descobrir qual bolsinho tem a maior quantidade de cartões. Este será o bolso que “ganha”. Faça uma contagem na lousa registrando qual bolso teve a maioria dos cartões. Discuta com a turma porque os números mais altos “ganham” o jogo.
Materiais
- Conjunto de cartões numerados de 1 a 10
- 10 bolsinhos de papel com um cartão de 1 a 10 colado na frente de cada bolso (bolsos para fichas de biblioteca funcionam bem, ou você pode cortar pequenos envelopes e colar os lados).
Referências
Confer, C. (2005). The Pocket Game. In Teaching Number Sense, Kindergarten. Sausalito, CA: Math Solutions Publications.