A Associação Americana de Matemática (em inglês MAA) publicou, em 2017, o “Guia de Práticas de Ensino da MAA” com o objetivo de divulgar práticas baseadas em pesquisas a professores de matemática e promover a aprendizagem significativa aos alunos. Eis aqui duas citações interessantes da seção do manifesto do documento, cuja versão completa pode ser acessada no link abaixo:
“Como o acesso ao êxito na matemática não é distribuído de maneira justa, as oportunidades que o acompanham também não são distribuídas de forma justa. Nós, da comunidade das ciências matemáticas, não devemos endossar essa situação desigual como um status quo aceitável”.
“Os professores de matemática estão numa encruzilhada. Precisamos criar coragem para seguir o difícil caminho da mudança. Precisamos criar coragem para nos aventurarmos no caminho da incerteza e tentar novas estratégias baseadas em pesquisas que engajem ativamente os alunos na experiência de aprendizado. Precisamos criar coragem para defender estratégias educacionais centradas no aluno que vão além de nossa sala de aula e promovam o acesso igualitário à matemática para todos os estudantes”.