Feita com giz na calçada, esta atividade divertida faz todo mundo se movimentar e gera conversas interessantes sobre números! Desenhe uma linha numérica lá fora com espaçamento uniforme. Cada criança escolhe um número para começar. O facilitador diz: acrescente três (as crianças avançam/pulam três números), subtraia 2 ou duplique/triplique seu número. Após cada movimento, pergunte em que número elas estão e se a distância entre um e outro está mudando ou se mantém a mesma. As crianças percebem que estão se movendo na mesma distância. Pergunte que distância é essa. Isso pode ser desafiador, pois elas costumam contar os traços na linha numérica, em vez dos espaços entre os números. Caso estejam confusas, faça-as percorrer a distância para que vejam quantos passos/saltos são necessários para passar de um número ao próximo. Quando elas dobram ou triplicam o número, a distância muda. Isso também pode gerar uma conversa interessante.
Além disso, você pode aproveitar a oportunidade para apresentar os números negativos e falar sobre eles. Quantos saltos são necessários para voltar ao zero? Quais são as distâncias entre 2 e -2? Entre 1 e -2? E se você dobrar -4? O que obtém?
Você também pode fazer perguntas sobre quais são os números entre os traços.
O que está entre 0 e 1? -2 e -3?
Há muitas modificações para essa atividade, como marcar a linha numérica de dois em dois, ou de cinco em cinco, ou criar uma grade de coordenadas em vez de uma linha numérica.
A cognição incorporada nesta tarefa ajuda os alunos a internalizar o sistema numérico e a criar um modelo de como os números se relacionam entre si. Ela também permite que eles desenvolvam um modelo para entender o significado da adição, subtração, multiplicação e divisão de números e como essas diferentes operações afetam os números.
Aprendemos essa atividade com Jenny Ruef, pesquisadora em educação matemática. Ela é uma adaptação de Dançando na Linha, atividade que consta no livro 7 da Série Mentalidades Matemáticas (disponível em língua inglesa, ainda não traduzido para o português).